close

CDL: Novo Cadastro Positivo trará mais segurança para consumidores e comerciantes

Joana Joanora explicou que todos os consumidores serão avisados individualmente, seja por meio de correspondência física, e-mail ou SMS, sobre a abertura do seu Cadastro Positivo

ASSESSORIA CDL

18 de Outubro de 2019 às 10:29

CDL: Novo Cadastro Positivo trará mais segurança para consumidores e comerciantes

FOTO: (Divulgação)

É grande a expectativa dos lojistas de Porto Velho para a implementação do novo Cadastro Positivo nas bases de dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC-Brasil).  De acordo com a presidente da CDL-Porto Velho, Joana Joanora das Neves, esse cadastro traz vantagens ao consumidor e aos comerciantes. A principal delas, segundo Joanora, é que, com o Cadastro Positivo, o consumidor pode ter acesso a menores juros e crédito com menos burocracia e, assim, ter mais poder de compra.

 

Além disso, o consumidor terá mais facilidade para acompanhar seus pagamentos e seu score de crédito. Por outro lado, proporcionará mais confiança entre lojistas e clientes, acarretando diminuição da inadimplência.

 

Segundo informações da presidente da CDL-Porto Velho, o Cadastro Positivo já está em implementação. A nova lei entrou em vigor em julho desse ano e o Banco Central já autorizou, em 11 de outubro, o SPC Brasil a operar as bases de dados do novo Cadastro. A previsão é que a partir do início de novembro, bancos e demais instituições financeiras, assim como as empresas prestadoras de serviços de telefonia, água e luz, comecem a enviar as informações cadastrais e o histórico de pagamento dos consumidores para os bureaux de crédito.

 

No entanto, as informações coletadas pelo Cadastro Positivo serão utilizadas exclusivamente para compor o histórico e as notas de crédito (scores) do cadastrado. O histórico de hábitos de pagamentos do consumidor só será disponibilizado mediante prévia autorização do cliente e poderão ser acessadas apenas por instituições com as quais o consumidor mantiver ou pretender manter relação comercial ou creditícia.

 

Joana Joanora explicou que todos os consumidores serão avisados individualmente, seja por meio de correspondência física, e-mail ou SMS, sobre a abertura do seu Cadastro Positivo. Embora a adesão seja automática, o consumidor não é obrigado a permanecer no banco de dados, podendo solicitar sua saída ou reingresso a qualquer momento de forma gratuita pelo telefone 0800-887-9105 ou no site www.spcbrasil.org.br/cadastropositivo/consumidor. O consumidor também poderá acompanhar a situação do seu Cadastro Positivo no SPC Brasil por meio de login e senha no mesmo portal.

 

Se a pessoa já estava no Cadastro Positivo antes da mudança na legislação, não se preocupe. O histórico dela de pagamentos e o seu score de crédito não serão prejudicados”, conclui a presidente da CDL.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS