close

40,7ºC: Tarde desta terça-feira teve recorde de calor em Porto Velho

Estado de Rondônia registra mais de 40°C. Calor ainda é intenso nos próximos dias, mesmo com ocorrência de pancadas de chuva.

TERRA

17 de Setembro de 2019 às 18:06

40,7ºC: Tarde desta terça-feira teve recorde de calor em Porto Velho

FOTO: (Renata Silva)

A tarde de 17 de setembro foi a mais quente deste ano em Porto Velho, capital de Rondônia. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 40,7°C às 17 horas (Brasília). O recorde de calor anterior era de 37,7°C, em 9 de setembro.

 

Esta foi uma das maiores temperaturas registradas pelo INMET em Porto Velho em décadas. Atualmente,  este órgão oficial de dados meteorológicos no Brasil faz medições meteorológicas nesta capital por meio de uma estação meteorológica automática (que não precisa de uma pessoa para fazer a leitura dos instrumentos de medida) instalada em 11/7/2007. 

 

A estação meteorológica  convencional foi desativada. Na série histórica de dados desta estação, para o período de 1961 a 1990, a maior temperatura em Porto Velho foi de 40,9°C em agosto de 1969.

 

Além de Porto Velho, o dígito de 40°C foi alcançado também em Cacoal, com a temperatura máxima de 40,4°C, segundo o INMET.

 

Pancadas de chuva são previstas para quase todas as áreas do Norte do Brasil nos próximos dias, mas a chuva ainda ocorre em pequenas áreas e traz pouco alívio ao calorão e às queimadas. 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS