close
logorovivo2

COLUNA DO DIA: Espaço Aberto - Por JM

Leia abaixo

RONDONIAOVIVO

20 de Novembro de 2018 às 08:37

COLUNA DO DIA: Espaço Aberto - Por JM

FOTO: (Rondoniaovivo)

DEMOROU 1


O presidente do Cremero,  Spencer Vaiciunas esteve reunido ontem (19/11/18) com os diretores de unidades de saúde, inclusive UPAs e com a secretária municipal de saúde, Eliana Pasini, para falar sobre questões referentes à falta de medicamentos, insumos, falta de médicos e problemas estruturais das unidades. Difícil entender a falta de planejamento na saúde. Os problemas de falta de reagente, por exemplo, na Policlínica Rafael Vaz e Silva, são crônicos. Com frequência exames de sangue são jogados fora porque não há os reagentes e pacientes, inclusive sem recursos para custear transporte, são chamados de volta para refazer exames. De acordo com servidores da unidade, uma simples licitação com aquisição maior de estoque resolveria o problema mas sabe-se lá porque isso não ocorre.


DEMOROU 2


A Morte de duas crianças em menos de duas semanas também motivou a reunião solicitada pelo Cremero. Infelizmente ainda continua sendo rotina órgãos públicos só resolverem agir após a existência de vítimas. Famílias sofrem com a perda de vidas ( SITUAÇÃO IRREPARÁVEL), o poder público se desgasta sem necessidade já que poderia se antecipar aos problemas e ainda fica sujeito ao pagamento de indenizações por pura incompetência de gestores.

 

DAR UM BASTA


Nesta terça-feira (20), às 10h, no salão nobre Rosilda Shockness, o Governo de Rondônia realiza o lançamento da campanha 16 dias de ativismos pelo fim da violência contra a mulher que visa propor medidas de prevenção e combate a violência, além de ampliar os espaços de debate com a sociedade.
O Salão Nobre Rosilda Shockness, está localizado no 11º andar da  Av. Farquar, 2986,nobairro Pedrinhas.

 

CULTURA


Coluna recebe convite da Trupe dos Conspiradores e Funcer para a II Mostra de Encenações do Dartes/UNIR (MEDU II).
O projeto Inimigos do Povo - Trupe dos Conspiradores foi contemplado pelo PRÊMIO DE TEATRO JANGO RODRIGUES – 2017 e tem o  apoio do Governo do Estado de Rondônia e da SEJUCEL (Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer). 
A Trupe dos Conspiradores conta também com o apoio da FUNCER (Fundação Cultural do Estado de Rondônia), da PROCEA (Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis da UNIR), do Departamento de Artes da UNIR, da Banda TUER LAPIN, da Sol Maior Escola de Música, da Kamilly Padaria e Confeitaria, da Dydyo Refrigerantes e da Arts Gesso.

 

Programação:

 

24/11/2018: 20 h - Abertura da mostra com apresentação de Inimigos do Povo - Trupe dos Conspiradores, Rondônia;
25/11/2018: 19 h - Reapresentação de Inimigos do Povo - Trupe dos Conspiradores;
26/11/2018: 19 h – Apresentação de Tabule - Cia Peripécias de Teatro, Rondônia.
 

Retirada de ingressos no local, 1 h antes do início dos espetáculos. 

 

Maiores informações em: www.trupedosconspiradores.unir.br

 

Feito o registro.

 

OPORTUNIDADE


A Operação Sorriso estará na cidade para operar gratuitamente pessoas nascidas com fissura labiopalatina (lábio leporino e fenda palatina). Para participar da triagem dos pacientes, basta comparecer ao Hospital Santa Marcelina (Rodovia BR 364, km 17 - Zona Rural), no dia 10/12, a partir das 8h, com o documento de identificação do paciente e também do responsável (caso o paciente seja menor de idade). Paciente e mais um familiar que residam fora do município poderão solicitar hospedagem gratuita no dia da seleção. 55 pessoas vão ser beneficiadas com cirurgias.


CERTIFICADOS


20 reeducandos que concluíram o curso de operador de máquinas pesadas e 16 de operador de motoniveladora receberam certificados, nesta segunda-feira, 19, das mãos do governador Daniel Pereira em solenidade na Fazenda Futuro, junto ao sistema prisional do estado, em Porto Velho. Segundo o governador, o estado precisa criar condições para que as pessoas não entrem no sistema penitenciário no entanto quem já está cumprindo pena precisa receber condições para se qualificar e desenvolver uma atividade ao alcançar a liberdade.O apenado João Silva, 31 anos, que só estudou até a 6º série, concluiu um dos cursos. Ele disse que sempre trabalhou em sítios mas nunca teve a oportunidade de realizar um aperfeiçoamento técnico como agora.

 

EMERGÊNCIA


Em uma reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 19, na sede do Governo do Estado, que teve a participação do superintendente do Dnit, Cláudio Neves, o governador Daniel Pereira, o comandante do 5º BEC, coronel Emerson Moraes e outras autoridades ficaram definidas algumas medidas para amenizar o problema da interdição na BR 364, na localidade de Riozinho, município de Cacoal, causada pelo risco de desabamento de uma ponte. De acordo com o Dnit, o primeiro passo é fazer um escoramento para estabilizar a estrutura e permitir a liberação de meia pista. Também será feito um reforço em blocos e pilares. Na reunião ficou definida ainda a abertura de dois desvios pelas ROs 383 e 010 o que aumenta em quase 40 km o trajeto. 


INVASÃO


Porto Velho se prepare! Dias 23, 24 e 25 eles vão estar na cidade. Os Heróis do Bem que percorrem o Brasil vestidos de super heróis e trabalham como voluntários interagindo com pacientes oncológicos  estão chegando para “invadir” os hospitais do Amor e Cosme Damião. No dia 25, eles vão liderar uma caminhada contra o câncer infantil no Espaço Alternativo. 


CONTAS EM DIA


Já está disponível a lista de candidatos e partidos políticos que não prestaram contas ao TRE-RO .Todos que participaram da eleição no 1° turno e não prestaram contas até o dia 6 de novembro se encontram inadimplentes  A legislação eleitoral estabelece que a prestação de contas é um dever de todos os candidatos, vices e suplentes que concorreram às Eleições Gerais 2018. Tal exigência visa garantir a transparência da aplicação dos recursos envolvidos e dos gastos realizados nas campanhas eleitorais.


Destaca-se que todos os candidatos eleitos já prestaram contas ao Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, os quais deverão ter suas contas apreciadas e julgadas pelo TRE-RO até a data de diplomação, agendada para o dia 18 de dezembro deste ano.
 

GANHOU


Elton Assis é novo presidente da OAB Rondõnia para o biênio 2019/2021. A eleição aconteceu nesta segunda-feira na capital e em 18 subseções que também escolheram os novos dirigentes. Elton Assis venceu a disputa frente a advogada Maracélia Oliveira. Na última sexta-feira, Elton Assis esteve no programa Conexão Rondoniaaovivo e disse que fez uma campanha conciliatória conversando com todos os pares.

 

AGRACIADO


O jornalista Lenilson Guedes recebeu da Assembléia Legislativa de Rondôniana, na noite desta segunda-feira, o título de Cidadão Honorífico do Estado de Rondônia. Justa homenagem ao competente comunicador que sempre se envolve em ações que venham a ser positivas para a nossa querida Rondônia. Parabéns!!!!

 

Mande seus vídeos, sugestões de pautas, reclamações ou denúncias para espacoaberto@rondoniaaovivo.com

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS