close
logorovivo2

NOVOS ALUNOS: Chamada escolar com mais de 5 mil vagas começa em Porto Velho

Processo é online; confirmação das vagas inicia dia 3 de dezembro

ASSESSORIA

19 de Novembro de 2018 às 15:05

NOVOS ALUNOS: Chamada escolar com mais de 5 mil vagas começa em Porto Velho

FOTO: (Divulgação)

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Porto Velho iniciou, nesta segunda-feira (19/11), a chamada escolar para cadastramento de novos alunos. O processo é on line, através do site www.portovelho.ro.gov.br. Não é possível fazer através de aparelho celular, somente por meio de computadores.

 

O objetivo é o recenseamento e a matrícula das crianças em idade escolar que encontram-se fora de sala de aula ou de outra rede de ensino, que pretenda estudar nas unidades escolares públicas municipais da zona urbana de Porto Velho.

 

A chamada escolar é uma medida estabelecida em norma fundamental (Lei 9394/96), necessária para a organização da rede escolar. Tem como propósito, identificar a demanda dos cidadãos que pleiteiam vagas na rede pública de ensino”, informou o secretário da Semed, César Licório.

 

Vale salientar que o cadastro online 2019 não garante a vaga na escola pretendida, nem a efetivação da matrícula. Os dados servirão para estudos e planejamento das ações da Semed, no que se refere à adequação e ampliação nas escolas da Rede Municipal para o atendimento da demanda. De 3 a 7 de dezembro será a confirmação da vaga e respectiva matrícula. Após verificar no site, se houve a contemplação da vaga, o responsável legal deverá comparecer à escola para efetivar a matrícula mediante apresentação de todos documentos solicitados.

 

Para o preenchimento do cadastro online, serão obrigatórios dados contidos na Certidão de Nascimento da criança, RG, CPF, comprovante de residência do responsável. “No sistema pede estado civil, mas não é preciso responder, é porque esse sistema é o mesmo que usamos para a chamada do EJA- Educação de Jovens e Adultos”, explica César Licório.

 

Importante também que os responsáveis saibam que a rede vai matricular as crianças que completarem 2 anos até 31 de março de 2019. “Essa é a nossa primeira demanda, que é a creche II. As de 3 anos até 31 de março de 2019 vão para a Creche III; as que completarem 4 anos até 31 de março de 2019 para o Pré I; as que completarem 5 anos até 31 de março de 2019 para o Pré II; as crianças que completarem 6 anos até 31 de março de 2019 no 1º ano; as que completarem 7 anos até 31 de março de 2019 no 2º ano”, informou Matilde Consuelo, do Departamento de Políticas Educacionais.

 

Através da idade informada (pelo ano de nascimento), o sistema aponta a série para qual o aluno deverá ser encaminhado. Nos casos em que a criança estiver em uma série em desacordo com a faixa etária, os responsáveis precisam ir até a unidade a qual pretende a vaga. O cadastramento será feito na escola e a criança encaminhada para o programa de correção de fluxo.

 

A Semed disponibilizou 61 escolas pólos para os pais que porventura não tiverem acesso à internet para o cadastro. O atendimento nessa segunda-feira foi tranquilo. O cadastramento online evita que os pais ou responsáveis enfrentem filas nas escolas, que não se fazem mais necessário.

 

 

Vagas

 

A rede municipal hoje conta com 44.878 alunos. Foram disponibilizadas para o ano que vem 5.621 vagas, sendo 4.365 para a educação infantil e 1.256 para a educação fundamental. A Prefeitura de Porto Velho possui hoje 81 escolas urbanas, sendo 29 na zona Leste da cidade, 26 na zona Sul, 11 na Oeste e 15 na Norte. Se a criança for contemplada com a vaga e o responsável não comparecer na escola no período de 3 a 7 de dezembro essa vaga será disponibilizada para outra criança que está na lista de espera.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS