close
logorovivo2

RIQUEZAS: CPRM lança produtos de geologia e recursos minerais do estado

O solo rico de Rondônia se destaca com o trabalho divulgado na manhã de hoje (13)

DA REDAÇÃO

13 de Novembro de 2018 às 14:40

:

 

O evento da CPRM (serviço geológico do Brasil) acontece no auditório do hotel slaviero na avenida Lauro Sodré com Imigrantes em Porto velho. Geólogos  e empresários do ramo participam durante todo o dia (13 de novembro)  do lançamento de  quatro produtos geográfico.


O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) apresenta  os resultados alcançados pelos projetos Folha Alto Jamari, Folha Ariquemes, Folha Presidente Médici, Folha Vila Oeste e Identidade Mineral da Província Estanífera de Rondônia. O evento será realizado no dia 13 de novembro, em Porto Velho e é fruto de trabalhos que visam contribuir para o planejamento e a implementação das políticas públicas. 

 

Lucia Travassos chefe do departamento de geologia de Rondônia,  disse que o evento é uma forma de prestar contas dos trabalhos desenvolvidos, os projetos apresentam o conhecimento geológico e de recursos minerais na escala 1:100.000 e 1:250.000. Na preparação dos produtos foram compilados e integrados todos os dados e informações geológicas, tectônicas, geoquímicas, geofísicas e de recursos minerais disponíveis nas regiões abrangidas pela folha.

 

Foram expostos os produtos encontrados em Rondônia como granito e cassiterita. 

 

FOLHA PRESIDENTE MÉDICI - Mapeamento em escala 1:250.000 de uma área de 18.000 km², abrangendo na sua totalidade e/ou porções dos municípios de Presidente Médici, Urupá, Mirante da Serra, Ministro Andreazza, Ji-Paraná, Alvorada D´Oeste, Nova Brasilândia D´Oeste, Castanheiras, Cacoal, Novo Horizonte do Oeste, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, São Felipe D´Oeste, Santa Luzia D´Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Alta Floresta D´Oeste, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, Jaru, Nova União e Teixeirópolis no Estado de Rondônia. Foram individualizadas 33 unidades geológicas. Foram cadastradas 7 novas ocorrências minerais na Folha Presidente Médici, sendo duas de calcário, duas de ouro, uma de brita, uma de cascalho e uma de estanho, além das outras 52 ocorrências previamente registradas no banco de dados da CPRM.

 

FOLHA ALTO JAMARI - Mapeamento em escala 1:250.000 de uma área de 18.000 km², abrangendo na sua totalidade e/ou porções dos municípios de Ariquemes, Buritis, Cacaulândia, Governador Jorge Teixeira, Guajará- Mirim, Jaru, Monte Negro, Nova Mamoré e Campo Novo de Rondônia no Estado de Rondônia. Foram individualizadas 22 unidades geológicas. As mineralizações em estanho associadas ao Maciço Campo Novo (Suíte Intrusiva Alto Candeias) e ao Maciço Massangana (Suíte Intrusiva Rondônia) correspondem às principais áreas potenciais no que diz respeito aos recursos minerais presentes no interior da Folha Alto Jamari.

 

FOLHA ARIQUEMES - Mapeamento em escala 1:250.000 de uma área de 18.000 km², abrangendo na sua totalidade e/ou porções dos municípios de Ariquemes, Alto Paraíso, Buritis, Candeias do Jamari, Cujubim, Itapuã do Oeste, Monte Negro, Nova Mamoré, Rio Crespo e Porto Velho. Foram individualizadas 21 unidades geológicas. Ocorrências e depósitos polimetálicos, sobretudo de estanho, compõem as principais ocorrências minerais da Folha Ariquemes, além de áreas com exposições de rochas que possuem potencial para uso na construção civil (brita e rocha ornamental).

 

FOLHA VILA OESTE - Mapeamento em escala 1:100.000 de uma área de 3.000 km², localizada na porção sudoeste do Estado de Mato Grosso, abrangendo na sua totalidade e/ou porções dos municípios de Comodoro e Nova Lacerda. Foram individualizadas 12 unidades geológicas. Substâncias não metálicas utilizadas como material de construção (areia, brita e cascalho) ocorrem dispersas na área da Folha Vila Oeste.

 

IDENTIDADE MINERAL DA PROVÍNCIA ESTANÍFERA DE RONDÔNIA 
O evento também será palco para a divulgação dos resultados do projeto Identidade Mineral da Província Estanífera de Rondônia. Este projeto é o primeiro feito em conjunto com o Serviço Geológico Alemão.

 

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS