close
logorovivo2

NOVEMBRO AZUL: Senar realiza ações de prevenção ao câncer de próstata

A campanha Novembro Azul foi criada em 2012 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e mobiliza estados de todo o Brasil

ASSESSORIA

5 de Novembro de 2018 às 10:43

NOVEMBRO AZUL: Senar realiza ações de prevenção ao câncer de próstata

FOTO: (Assessoria)

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-AR/RO aderiu ao movimento Novembro Azul, que chama atenção para a realidade do câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce com campanhas de conscientização realizada durante todo o mês. Além de conscientizar a respeito do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças comuns em homens, o novembro azul também veio com a ideia de quebrar o preconceito que muitos homens têm em relação ao exame de toque.

 

A campanha Novembro Azul foi criada em 2012 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e mobiliza estados de todo o Brasil, colorindo cartões-postais de azul e levando mensagem de conscientização em apoio à ação. O SENAR firmou parceria com o Instituto Lado e Lado para disseminar em seus cursos os mais diversos materiais informativos na área de saúde, como cartilhas, folders e vídeos, em 2016.

 

 Já em andamento o programa “Saúde do Homem”, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), implementou ações de promoção da saúde do homem com informações sobre prevenção, tratamento e cura do câncer de próstata, além da coleta de exames de sangue e exame físico (toque retal).

 

 

Entenda o câncer de próstata

 

A próstata é uma glândula presente apenas no homem e é responsável pela produção de parte do sêmen. O câncer de próstata é o aumento anormal dessa glândula. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

 

Em geral, não apresenta sintomas e se desenvolve lentamente. Em estágio inicial, o homem pode sentir dificuldades para urinar e em casos mais avançados, a doença pode causar insuficiência renal ou infecção generalizada.

 

A recomendação médica é que os exames preventivos sejam feitos anualmente a partir dos 50 anos e, para homens com histórico familiar, a partir dos 45 anos.

 

 

Programa Especial Saúde do Homem Rural

 

O programa saúde do homem tem como objetivo colaborar com a melhoria de vida e saúde dos homens do meio rural, com ações de educação em saúde e ampliação do acesso aos serviços disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com Secretarias de Saúde e prefeituras.

 

As ações têm como foco principal a educação em saúde, com conscientização, prevenção, exames de diagnóstico, vencer o preconceito, prevenção do câncer de próstata, kits de saúde, entre outros.

 

A expectativa é que outras Administrações do Senar façam a adesão ao programa para ampliar o atendimento, em 2019.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS