close
logorovivo2

CONFIRA A MÉDIA: Escolas se mobilizam para participar do Concurso de Redação da Ameron

O concurso de redação foi prorrogado, com a nova data para entrega dos materiais até o dia 20 de agosto.

ASSESSORIA AMERON

13 de Agosto de 2018 às 11:54

CONFIRA A MÉDIA: Escolas se mobilizam para participar do Concurso de Redação da Ameron

FOTO: (Assessoria Ameron)

Com a proposta de incentivar a participação dos alunos do ensino fundamental e médio à participarem do Concurso de Redação da Ameron, o corpo docente das escolas públicas da cidade de Espigão d’Oeste se mobilizam com o agendamento para rodadas de diálogo com o juiz daquela comarca para esclarecer os discentes sobre o papel do magistrado e desta forma auxiliar com informações aos estudantes que pretendem participar do concurso de redação da Ameron. O concurso de redação foi prorrogado, com a nova data para entrega dos materiais até o dia 20 de agosto.

 

A iniciativa de envolver as escolas do município partiu da vereadora Lirvani Storch, a parlamentar explica como surgiu a ideia de visitar as unidades escolares e realizar esse trabalho de integração. “Havíamos feito uma visita ao Tribunal de Justiça quando nos comprometemos a dar apoio na divulgação do concurso. Nós percebemos que é um tema não muito conhecido pelos estudantes e conversamos com o presidente da Ameron, desembargador Alexandre Miguel, e falei que achava interessante se fizéssemos essa rodada de palestras nas escolas. Ter esse bate-papo dá um pouco de noção a esse tema, além de criar essa aproximação entre a comunidade e o Judiciário”, ressalta a vereadora.

 

O ciclo de diálogo tem como proposta levar o juiz da comarca de Espigão do Oeste, Wanderley José Cardoso, uma vez na semana, às escolas do município. O magistrado explica aos estudantes sobre o funcionamento da Justiça em várias esferas como Criminal, Cível, Família e Tributário. “Os assuntos vão desde a concessão de medicamentos por vai judicial quando o Estado não provém até a concessão de benefícios previdenciários como aposentadorias e auxílio-doenças. Explanamos sobre a proteção da família em que o Judiciário exerce como casos sobre violência doméstica, processos de separação, guarda da criança e concessão de alimentos. Abordamos sobre os instrumentos que o Judiciário tem utilizado para a pacificação de conflitos”, comenta o magistrado.

 

Em cada escola, cerca de 200 crianças recebem as orientações sobre o funcionamento da Justiça e o trabalho desempenhado pelo juiz. No surgimento das dúvidas, as crianças e os adolescentes indagam a autoridade judicial para o esclarecimento ao final do encontro. “Essas crianças tem muitas fantasias, alguns conhecem um pouco do nosso trabalho porque tiveram professores que deram uma aula específica sobre o assunto, mas a maioria tem a informação daquilo que acompanham na televisão, ou seja, que somos seres inacessíveis, ou que recebemos uma fortuna para exercer nosso trabalho e que estamos distantes da sociedade e mais próximos dos representantes dos outros Poderes”, analisa o juiz Wanderley José Cardoso. O magistrado complementa, “acho importante essa iniciativa da Ameron para esclarecer à população sobre o real papel do juiz, pois as pessoas desconhecem que tem um grande volume de trabalho, muita responsabilidade social e privações, pois estudamos constantemente, além disso para ingressar na carreira não podemos ter qualquer ação em curso, mesmo sem condenação porque podemos reprovar na prova. É um processo rígido e exige uma vida ilibada”, finaliza.

 

Concurso de Redação da Ameron

 

Para participar do concurso, o candidato deve baixar o formulário de redação, preencher todos os campos e redigir o texto nesse formulário. Em seguida deve encaminhar o formulário até o dia 20 de agosto para o e-mail ameronro@gmail.com e aguardar o resultado. A redação será corrigida por uma comissão julgadora formada por um magistrado, um jornalista e um professor de língua portuguesa.

 

As redações devem seguir os critérios estabelecidos no edital que pode ser baixado no endereço eletrônico www.ameron.org.br e o tema proposto é “A atuação da Justiça como guardiã dos Direitos e na Defesa da Cidadania”. Ao todo serão três categorias avaliadas: Redação I (alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e EJA – Educação de Jovens e Adultos), Redação II (alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, na modalidade Regular e Ensino Técnico e alunos da modalidade Jovens e Adultos – EJA seriado - do 1º ao 3º ano do Ensino Médio) e Escola (os estabelecimentos de ensino da rede pública que desenvolverem atividades de sensibilização e mobilização escolar juntamente com a comunidade escolar local, em torno do tema do Concurso).

 

Nas Categorias Redação I e Redação II, os vencedores em primeiro lugar receberão um notebook, totalizando um ganhador em cada categoria. Os segundos lugares receberão um tablet cada um. Os professores cujos alunos foram vencedores na sua categoria, receberão um notebook cada um. Os professores das escolas que orientaram as redações dos alunos vencedores de todas as categorias, e os segundo e terceiros colocados serão agraciados com um certificado de honra ao mérito. Em todas as categorias, os autores das redações classificadas em segundo e terceiro lugares receberão um Certificado de reconhecimento do mérito e uma medalha de honra.

 

Na Categoria-Escola, serão premiados os estabelecimentos de ensino da Rede Pública que melhor realizarem o Plano de Mobilização Escolar, entre os prêmios está um retroprojetor. O critério avaliado será pela escola que tiver maior quantidade de alunos entre os 50 estudantes mais bem posicionados na classificação geral.

 

Serão desclassificadas pela comissão julgadora as redações: impressas; ilegíveis; plagiadas; originárias de outros concursos de Redação. A média será calculada em cima do somatório das notas atribuídas por cada membro da comissão julgadora.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3229-1736/3229-1371/3217-1398

CONFIRA A MÉDIA: Escolas se mobilizam para participar do Concurso de Redação da Ameron
CONFIRA A MÉDIA: Escolas se mobilizam para participar do Concurso de Redação da Ameron
CONFIRA A MÉDIA: Escolas se mobilizam para participar do Concurso de Redação da Ameron

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS