close
logorovivo2

Semusa oferece testes rápidos de DSTs em evento dedicado à saúde de caminhoneiros

Semusa oferece testes rápidos de DSTs em evento dedicado à saúde de caminhoneiros

DA REDAÇÃO

13 de Março de 2015 às 10:16

Semusa oferece testes rápidos de DSTs em evento dedicado à saúde de caminhoneiros

FOTO: (Divulgação)

 Uma equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) participou da ação “Comando de Saúde na Rodovia”, promovido pela Polícia Rodoviária Federal nesta quarta-feira, 11 de março. Durante o evento que aconteceu nas proximidades da BR 364, km 6, no pátio do Posto Miriam, foram realizados testes rápidos para detectar aids e as hepatites B e C, além de distribuição de preservativos e outros serviços.


Segundo o coordenador da ação, Inspetor Torres, o propósito é levar atendimentos básicos de saúde a caminhoneiros onde há grande concentração dos mesmos, pois trata-se de um público que dificilmente tem tempo para ir ao médico ou procurar algum serviço em unidades de saúde. Os caminhoneiros que compareceram também tiveram acesso à aferição da pressão arterial, testes de glicemia, verificação de índice de massa corporal e tipagem sanguínea gratuitamente.

Ao todo foram realizados 141 testes para detectar aids e as hepatites B e C. Para Aldeane Monteiro, chefe da Divisão de DST/Aids da Semusa, o balanço foi positivo. “Esse tipo de ação é importante para descobrir possíveis doenças sexualmente transmissíveis o mais cedo possível e assim permitir que o usuário tenha maiores chances de cura ou controle das doenças. Sabemos que os caminhoneiros percorrem várias cidades em pouco tempo, então é nosso trabalho incentivar os hábitos preventivos a essas pessoas e evitar a disseminação de DSTs”, destacou Aldeane.

A mobilização acontece ao mesmo tempo em todo o país e tem quatro edições anuais. Esta foi a primeira edição de 2015 e contou com parceria da Semusa, Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), Exército Brasileiro, Sest Senat, Fimca, Uniron e Faculdade São Lucas.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS