close

CUIDADO: Por que alguns alimentos costumam ter mais agrotóxicos? Entenda

Pimentão, uva, pepino, morango e couve são os 5 alimentos brasileiros que apresentam maior contaminação por pesticidas

TUA SAÚDE

15 de Junho de 2019 às 09:10

CUIDADO: Por que alguns alimentos costumam ter mais agrotóxicos? Entenda

FOTO: (Divulgação)

O uso de agrotóxicos na produção agrícola brasileira é uma realidade bastante comum. Eles são aplicados para eliminar insetos ou ervas daninhas nas plantações e, desde 2009, o Brasil é o maior consumidor mundial desses produtos. No entanto, alguns alimentos costumam sofrer mais contaminação do que outros. A explicação está na estrutura da fruta ou do legume: quanto mais água e menos fibras o alimento tiver, maior será a concentração de pesticidas em sua composição.

 

No Brasil, pimentão, uva, pepino, morango, couve, abacaxi, mamão, alface, tomate e beterraba são os 10 alimentos com maior presença de agrotóxicos. Os dados são da Agência Brasileira de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), os agrotóxicos usados no Brasil podem causar danos à saúde do produtor rural, que tem contato direto com eles, e ao consumidor, por meio da alimentação. Os pesticidas estão relacionados ao desenvolvimento de doenças graves, como câncer, problemas nos rins e fígado, entre outros.

 

A melhor forma de prevenir é consumir produtos orgânicos. Caso isso não seja possível, uma providência importante é lavar muito bem com água e sabão neutro todas as frutas, legumes, verduras e hortaliças antes de comê-las. Descascar os alimentos antes de ingeri-los não garante menos contato com os agrotóxicos e ainda elimina parte das vitaminas que estão na casca.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS