close
logorovivo2

ECONOMIA: Maurão defende beneficiamento da matéria-prima e industrialização

Ele falou ainda sobre regularização fundiária e retomada das obras de água e esgoto na capital

ASSESSORIA

22 de Setembro de 2018 às 09:36

ECONOMIA: Maurão defende  beneficiamento da matéria-prima e industrialização

FOTO: (Assessoria)

Durante entrevista ao programa Papo de Redação, na rádio Parecis FM, em Porto Velho, o candidato a governador, Maurão de Carvalho, da coligação "Rondônia, unidos somos fortes", defendeu a industrialização de Rondônia, com o aproveitamento da matéria-prima para o beneficiamento dos produtos, também com ênfase na agroindústria.

 

"Temos como base econômica o setor produtivo, mas é preciso aproveitar essa matéria-prima, beneficiando o produto e gerando com isso mais emprego e renda. Em muitos casos, as pessoas estão voltando a morar na roça, pois é melhor tocar um pequeno sítio, que pode dar uma renda boa, do que buscar empregos na cidade", destacou.

 

Maurão declarou que, nesse ponto, é importante fomentar as agroindústrias para que as famílias possam produzir e comercializar os produtos. "Um produtor de leite pode também fazer queijos, requeijão, iogurte, doces e outros produtos, agregando valor e lucrando mais".

 

Para o candidato, é preciso ainda atrair novos empreendimentos e fortalecer os já existentes, para gerar mais emprego. "A industrialização se dará com a manutenção de um Estado economicamente equilibrado. Se não cuidarmos das contas públicas, a situação gera uma desconfiança e ninguém investe mais na expansão dos negócios".

 

Sobre as condições das rodovias de Rondônia, ele defendeu que haja uma parceria do Governo com as prefeituras, para melhorar as estradas vicinais, para o escoamento da produção agropecuária. "Sendo governador, vamos fazer um calendário de serviços, aproveitando o período de estiagem, para dar celeridade nas obras de recuperação nos asfaltos e nas estradas", garantiu.

 

 

Meio ambiente

 

Maurão criticou a demora que os produtores rurais enfrentam, quando precisam retirar uma licença ambiental na Sedam, para qualquer pequena obra na propriedade rural. "Não vou aceitar perseguição a quem trabalha, pelo contrário, vamos facilitar e criar as condições necessárias para a expansão da nossa produtividade", destacou.

 

Maurão reafirmou a sua intenção em criar o Instituto de Terras, para promover uma amplo trabalho de regularização fundiária, para dar garantias aos verdadeiros donos das terras, reduzindo as tensões no campo e assegurando o acesso ao crédito. Outro ponto abordado por ele foi a nova aproximação do zoneamento socioeconômico e ecológico, para regularizar as áreas produtivas.

 

 

Futura equipe

 

Indagado sobre a composição de sua futura equipe de Governo, caso seja eleito, Maurão disse que vai definir os nomes entre os que ele conhece aqui no Estado, com muitos que trabalham na Assembleia Legislativa, inclusive. "Não vou buscar de fora. Temos gente competente aqui para nos ajudar a governar, a exemplo do nosso candidato a vice-governador, Wagner Garcia, que tem muita capacidade e experiência e vai cuidar da Secretaria de Finanças".

 

Ao ser questionado sobre o esgotamento sanitário, que é tão necessário para garantir a saúde pública, Maurão disse que "vamos buscar resolver esse impasse e concluir tanto as obras de esgotamento quanto de água tratada. Vai ser uma prioridade nossa aqui para a capital. Não podemos ter parte da população de Porto Velho bebendo água de poço".

 

Na sabatina, foi questionada a existência do auxílio alimentação para os deputados estaduais. "Nós cortamos esse auxílio, foi retirado e ainda reduzimos em 20% a verba indenizatória. A Assembleia Legislativa de Rondônia é a única do país que acabou com esse benefício", destacou.

 

Já em relação à dívida do Beron, Maurão disse que, se eleito, vai buscar a renegociação, para que a conta seja refeita e revista. "Essa conta não é do povo, mas de gente mal intencionada que pegou dinheiro do Beron, não pagou e agora se aparece até como candidato", finalizou.

 

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS