close
logorovivo2

PROGRAMAÇÃO: Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

A Semana da Consciência Negra em Rondônia este ano, está sendo comemorada através de atividades promovidas por várias entidades

ZÉKATRACA

17 de Novembro de 2018 às 08:35

PROGRAMAÇÃO: Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

FOTO: (Divulgação)

Depois que a prefeitura de Porto Velho divulgou a programação oficial do carnaval 2019, as escolas de samba se acordaram e começaram a marcar seus eventos.

 

*********

 

Exemplo é o GRES Acadêmicos da Zona Leste, que vai realizar o lançamento do seu samba enredo, no próximo dia 30, com a presença do interprete de samba enredo Siganerey que já foi da Estação Primeira de Mangueira do Rio de Janeiro.

 

**********

 

E tem mais, o sambista carioca é o autor do samba enredo da escola da Zona Leste. Por sinal, tive o privilégio de ouvir a gravação e posso garantir, que a obra é muito boa. Vai dar trabalho para Asfaltão, São João Batista e Império do Samba.

 

*********

 

Vale lembrar que uma das quatro escolas de samba consideradas grandes, vai cair para o Grupo de Acesso e quem cair, vai amargar a segunda divisão no carnaval de 2020. Por isso, a disputa no próximo ano não será fácil.

 

*********

 

A disputa entre as escolas de samba do Grupo de Acesso também não vai ser fácil, basta lembrar, que a famosa e respeitadíssima Escola de Samba Os Diplomatas está lá e vai fazer de tudo para retornar ao grupo especial.

 

*********

 

A grande concorrente da Diplomatas no Grupo de Acesso é a Escola de Samba Acadêmicos do Armário Grande que agora, tem como presidente o Antonio Chagas Campo o popular Cabeleira. Vamos ver quem tem pano nas mangas para convencer os jurados.

 

*********

 

Mudando de pau pra cacete, sem sair do lugar.

 

*********

 

A Semana da Consciência Negra em Rondônia este ano, está sendo comemorada através de atividades promovidas por várias entidades, entre elas a UNIR, Sintero e o Sinapír e pela primeira vez a programação, não está acontecendo apenas em Porto Velho, é em várias cidades de Rondônia.

 

*********

 

O principal eixo da programação 2018, é a comemoração do Centenário de Nelson Madela. Até bem pouco tempo, as comemorações pela memória de Zumbi em Porto Velho, se resumia a participação das chamadas religiões de Matrizes Africanas em especial o pessoal da Umbanda e Candomblé. Que de cima de um carro de som cantavam “Pontos”, estilo de música cantada nos terreiros, parecia até que em Rondônia todos os negros eram praticantes desse estilo de religião.

 

**********

 

Quero deixar bem claro, que não sou contra as religiões de matrizes africanas, muito pelo contrário, freqüento terreiros desde os tempos da Mãe Esperança Rita e Seu Albertino no Terreiro de Santa Bárbara e do Batuque de São Sebastião do Pai Celso, freqüentei e muito o Batuque Samburucu da dona Chica Macaxeira.

 

*********

 

No tempo da Mãe Esperança, Chica Macaxeira, Celson, Albertino e Mãe Eunice a maioria dos que “Baiavam” (dançavam), nos terreiros eram NEGROS e NEGRAS. De uns tempos pra cá, “elitizaram” os batuques e o que se ver nos dias de hoje, são pessoas da alta sociedade como empresários e intelectuais dançando nos Congás. Legal, só que essas pessoas têm um estilo de vida muito equilibrado, ao contrário dos que Baiavam até os anos Setenta.

 

*********

 

Tivemos a Accunera que até bem pouco tempo, reunia integrantes da maioria dos terreiros de Porto Velho e promovia às festividades alusivas a memória de Zumbi dos Palmares. Não sei se acabou ou mudou de nome, só sei que estou com saudade!

 

*********

 

Este ano, as entidades não conseguiram apoio financeiro dos governos estadual e municipal e por isso a programação foi assumida por entidades de classe, como Sindicatos no caso do Sintero e educacional no caso da UNIR e também do Conselho.

 

********

 

Bacana mesmo era quando o Movimento Cabeça de Negro comandava toda a programação. Bubu, Dada, Maracanã, Neguinho Orlando, Júnior e tantos outros não mediam esforço, para nos proporcionar uma programação cultural muito rica. Axé!

 

 

 

Circuito do Samba tem

presença de Ciganerey

 

O G.R.E.S. Acadêmicos da Zona Leste realiza no próximo dia 30 uma sexta-feira, Projeto Cultural Circuito do Samba e lançamento do Samba Enredo 2019, na voz do Interprete Ciganerey do G.R.E.S. Acadêmicos da Rocinha da cidade do Rio de Janeiro.

 

A verde rosa de Porto Velho, vai realizar um super evento chamado de Projeto Cultural “Circuito do Samba”, com direito ao lançamento do Samba Enredo com tema: “Negras Raízes – Os quatro eixos do povoamento negro em Rondônia”, pesquisa do historiador professor doutor Marco Teixeira que levará a Passarela do Samba “Edson Froes” em 2019 a influencia dos negros na formação do estado de Rondônia.

 

O circuito do samba terá como atração dois sambistas bem conhecidos da capital para serem homenageados no “Biografando o Samba – 2ª. Edição”, são eles, Antonio Tavernard e Hudson Souza, o Grupo Camafeu irá biografar seus sambas e viajar nas mais belas composições criadas por estes poetas. Além do briografando, a Acadêmicos da Zona Leste realiza também o tão esperado Concurso de Samba de Quadra – 2ª. Edição, concurso que novamente terá a participação de vários compositores/sambistas contará com premiações em dinheiro para os sambas vencedores.

 

Para a presidente da Acadêmicos da Zona Leste, Anny Mamedes, “É um projeto audacioso e corajoso, pois não é fácil fazer vários eventos em um só, sabemos da responsabilidade, e este Projeto Cultural Circuito do Samba é algo inédito em Rondônia e para que aconteça tem que ter amor ao samba realmente. A atração principal do evento, é o nosso amigo Ciganerey hoje intérprete oficial da Acadêmicos da Rocinha do Rio de Janeiro, acreditamos que será um sucesso. Desde já, convidamos a todos os sambistas a se fazerem presentes, lembrando que a entrada é gratuita e quem puder leve um 1kg de alimento não perecível será muito positivo para o trabalho social da escola. Os alimentos arrecadados serão doados para famílias carentes da zona leste da nossa cidade”, disse prof. Uilian Nogueira vice-presidente da escola.

 

A Zona Leste, foi a grande campeã dos desfiles do Grupo de Acesso no carnaval deste ano de 2018 e com isso, ganhou o direito de se apresentar pelo Grupo Especial no carnaval de 2019.

 

Os interessados em participar do evento, devem antecipar a compra do convite/mesa através do telefone (69) 99376-7694 ou 99258-6763.

 

 

SERVIÇO

 

O que: Projeto Cultural Circuito do Samba

 

1.Biografando o Samba 2ª Edição – Homenageados Antonio Tavernad e Hudson Souza

2.Samba de Quadra 2ª.edicão com premiação aos vencedores

3. Lançamento do Samba Enredo 2019

 

Atração Principal: Ciganerey, intérprete oficial do G.R.E.S. Acadêmicos da Rocinha do Rio de Janeiro

Por quem: GRES Acadêmicos da Zona Leste

Quando: 30 de novembro de 2018 – sexta-feira – 20h

Onde: Associação Comunitária Guadalupe – Av. Mamoré entre Av.Amazonas e Rua Raimundo Cantuária – Zona Leste de Porto Velho-RO.

 

Entrada: Grátis e se possível levar 1kg de alimento não perecível

 

 

 

 Novembro Afro em comemoração ao

centenário de Mandela, até dia 27

 

O Dia da Consciência Negra é comemorado em todo o Brasil no dia 20 de novembro, que este ano cai na terça feira. Apesar de não ser feriado nacional, alguns estados e cidades decretam feriado como é o caso do Rio de Janeiro, Mato Grosso, Alagoas, Amazonas, Amapá e Rio Grande do Sul.

 

A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.

 

Este ano, as comemorações no estado de Rondônia começaram no dia 12 com o evento do Sinapir coordenando a exposição Etnofotográfica e a assinatura do Termo de Adesão pelo governo estado ao Sinapir no Salão Nobre do CPA Rosilda Shokness e a tarde a palestra sobre o Centenário de Mandela no Ifro da Calama.

 

As atividades iniciaram no dia 12 com evento do Sinapir, Exposição e palestra no IFRO. No feriado da Proclamação da República 15 de novembro, aconteceu a “II Caminhada Contra a Intolerância Religiosa, Racismo e Ódio Religioso” na praça Aluizio Ferreira. A programação segue até o dia 27 com o evento do DH JUS e Gepiaa organizado pelo professor Marco Teixeira e equipe.

 

 

Este ano várias entidades elaboraram atividades referente a  Semana da Consciência Negra no estado de Rondônia, exemplo, no último dia 14 aconteceu em Alvorada D’Oeste a atividade “Brasil de Todas as Cores” na EEEFM Santa Ana.

 

Acompanhe a programação até o dia 27:

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

 Dia 19 - 08h - Encontro Estadual de Mulheres NegrasTema: Mulheres Negras Movem Rondônia - Contra o Racismo, a Violência e Pelo Bem Viver! Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado RO – SINTERO - Porto Velho.

 

20/Nov - 08h - Centenário de Nelson Mandela - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado RO - SINTERO

Rolim de Moura

 

 

21/Nov

08h - Palestra: Centenário de Nelson Mandela - EMEF Dom Joao Paulo I

Alto Alegre dos Parecis

 

 

22/Nov

09h - Palestra: Racismo Institucional - Auditório da Sesau - Rua Pio XII, 2986 - Bairro Pedrinhas

Palácio Rio Madeira, Edifício Rio Machado

Porto Velho

 

 

27/Nov

18h - Negritude e Movimento; O que esperar para os próximos quatro anos. Desfile com a temática Afro e da Cultura Afro Relogiosa, Roda de Conversa, Oficina de Turbantes, Hip Hop, Reggae, Maracatu e Samba

Mercado Cultural

Porto Velho 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS