close
logorovivo2

CARNAVAL 2019: Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

Ficou acertado, que as escolas de samba desfilarão pela passarela do samba Edson Fróis

ZÉKATRACA

14 de Novembro de 2018 às 15:21

CARNAVAL 2019: Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

FOTO: (Assessoria)

A Fundação Cultural de Porto Velho já está com a programação do carnaval de 2019, todinha pronta. A equipe comandada pelo Ocampo não está pra brincadeira não.

 

*********

 

Todos os blocos de carnaval, já têm dia e horário para seus desfiles. “Isso vai evitar atropelos de última hora”, lembrou Tatá o cara que bolou tudo.

 

*********

 

A única coisa que teve que ser modificada, foi a data dos desfiles das escolas de samba, que estavam marcos para o dia 23 de fevereiro e em virtude do desfile do bloco ‘Até Que a Noite Vire Dia’, o mais querido entre os carnavalescos de escolas de samba, teve que ser adiado.

 

*********

 

Ficou acertado, que as escolas de samba desfilarão pela passarela do samba Edson Fróis, que será montada na Cidade da Cultura, no dia 4 de fevereiro, uma segunda feira, aliás, segunda feira de carnaval.

 

*********

 

Isso quer dizer, que sem querer, os desfiles das nossas escolas de samba, após alguns anos, voltam a acontecer durante o CARNAVAL oficial.

 

*********

 

Nem lembro mais qual foi o ano que os desfiles aconteceram nos dias de carnaval oficial. Ultimamente chegou a acontecer até em abril, tudo por conta da burocracia capitaneada pela Procuradoria do Estado de Rondônia.

 

**********

 

Inclusive, durante o governo de Mauro Nacif, as escolas só desfilaram um ano e foi no último do mandato.

 

********

 

Com a administração do prefeito Hildon Chaves e com o Ocampo na direção da Funcultural, os desfiles voltaram a normalidade.

 

*********

 

Me refiro aos desfiles das escolas de samba, porque os dos blocos, sempre aconteceram, até por que, os blocos são entidades que apesar de dizerem que não têm fins lucrativos, cobram de quem quer desfilar dentro da CORDA de isolamento, quer dizer, são mercantilistas.

 

*********

 

Vamos inclusive ficar na torcida, para que o prefeito Hildon Chaves não corte parte do subsídio destinado às escolas de samba.

 

*********

 

Como disse o Oscar Knightz na reunião de ontem, devemos passar ao prefeito que é necessário, pelo menos o repasse do mesmo valor que foi passado às escolas de samba no carnaval de 2018.

 

*********

 

Temos que preservar pela qualidade dos nossos desfiles. Até porque, o carnaval será dedicado a professora Marize Castiel e todos sabemos, que ela primava pela qualidade nos desfiles da sua escola de samba ‘Os Pobres do Caiari” lembrou Oscar.

 

*********

 

Agora a torcida vai ser em prol do novo gestor da cultura no governo do Coronel Marcos Rocha. O governo do estado precisa continuar apoiando a prefeitura, na realização dos desfiles das nossas escolas de samba, colocando a estrutura de arquibancadas, camarotes, iluminação e sonorização na avenida.

 

*********

 

E quem sabe, até voltando a repassar subsídios financeiros às escolas de samba. Sonhar não custa nada!

 

*********

 

Agora é nossa vez. Quando o Ocampo confirmou que o próximo homenageado pelo Projeto “Tributo ao Menestrel” será esse colunista ou Sílvio Santos, como queiram, a emoção foi de lascar, que não deu pra disfarçar as lágrimas. Obrigado Ocampo, Tatá e toda a equipe da Funcultural pela lembrança.

 

********

 

O mais legal, é que a homenagem vai acontecer, justamente no dia 8 de dezembro, dia que vim ao mundo em 1946.

 

********

 

Apesar de já ter sido ventilado pela equipe da Funcultural que eu seria o próximo homenageado, anuncio que foi feito durante a homenagem ao Menestrel Zezinho dos Cobras que aconteceu da festa de aniversário de Porto Velho, no último dia 2 de outubro.

 

*********

 

Faltava a confirmação, que aconteceu na manhã de ontem durante a reunião com os carnavalescos. Assim que cheguei em casa, selecionei o repertório e passei para meu filho Silvinho para que ele providencie os arranjos e os ensaios com os músicos.

 

**********

 

Mais uma vez, obrigado ao Ocampo e toda a equipe da Funcultural.

 

 

 

Escolas de samba desfilam

em 2019, no dia 4 de março

 

Em reunião que aconteceu na manhã de ontem terça feira 13, a Funcultural e Fesec bateram o martelo e a data dos desfiles das escolas de samba no carnaval de 2019, será o dia 4 de março, domingo de carnaval.

 

O presidente da Funcultural Antônio Ocampo abriu a reunião apresentando o calendário de eventos relativos ao carnaval do próximo ano, onde constava, que as escolas de samba desfilariam no sábado 23 de fevereiro, ou seja, uma semana antes do carnaval oficial. Os dirigentes das escolas de samba presentes: Os Diplomatas (Carlinhos Maracanã), São João Batista (Alberto Rodrigues). Armário Grande (Cabeleira), Império do Samba (Mirim) e Acadêmicos da Zona Leste (Anne Mamedes); Ponderaram que naquele dia, será o desfile do bloco Até Que a Noite Vire Dia do bairro Mocambo e que muitos integrantes das escolas de samba desfilam, inclusive, dos Diplomatas que fechou parceria com a direção do bloco e vai ensaiar na Praça São José.

 

 

 

 

Diante do impasse, o presidente da Fesec Reginaldo Makumba atendendo sugestão dos presentes, colocou em votação duas datas, a primeira domingo dia 3 de março, e a segundo dia 4, a maioria escolheu a segunda feira dia 4 de março, como a data oficial dos desfiles das escolas de samba de Porto Velho no próximo carnaval.

 

A direção da Funcultural então passou a discutir a programação referente ao carnaval, que vai começar no dia 1º de dezembro vindouro, com a realização das comemorações pelo Dia Nacional do Samba. A abertura será ao meio dia com a Feijoada da Fesec em seguida, ou a partir das 15 horas, começa o Projeto Samba Autoral da escola Asfaltão e o encerramento, será com a apresentação das escolas de samba, com o casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, mulatas e apresentação dos sambas de enredo deste ano e quem já estiver com o samba pronto, para o carnaval de 2019, vai fazer o lançamento.

 

Este ano a festa pelo Dia Nacional do Samba acontecerá durante a Semana de 1º a 8 de dezembro, sendo que quarta feira dia 5 de dezembro, vamos promover a volta do Projeto Cinco e Meia coordenado pelo Bubu Jhonson e o encerramento será no dia 8 de dezembro, com mais uma” Homenagem ao Menestrel desta feita o Sílvio Santos”, disse Ocampo.

 

Toda a programação acima, vai acontecer no Mercado Cultural

 

 

 

CULTURA

 

Semed realiza sarau para anunciar

programação do festival de literatura


 

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Divisão de Arte e Cultura Escolar, realizará, no próximo dia 23 (sexta-feira), o Sarau “Chamas de Poesia”, na Biblioteca Viveiro das Letras, no bairro Cohab, Zona Sul de Porto Velho, com objetivo de divulgar a programação oficial da 4ª Edição Festival de Literatura da Amazônia (Flama).

 

A 4ª Edição do Flama acontecerá no período de 26 a 31 de novembro de 2018, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação/ Teatro Banzeiros, com a participação de artistas renomados e escritores.

 

Além da divulgação do Festival de Literatura, o evento do dia 23, que terá início às 19h00, tem por objetivo promover a produção literária e expor a produção artística e cultural de artistas da região, além do incentivo a aptidão literária, com a formação de novos leitores. Artistas, poetas, músicos e comunidade em geral, terão espaço para expor suas produções e fazer trocas culturais no sarau.

 

 

Flama

 

Na programação do Festival, estão previstas diversas oficinas, minicursos e grupos de trabalho, além de show musical, palestras, lançamento de livros e apresentação cultural. “Nosso intento é atingir o maior número possível de estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino, para estimular a leitura e o enriquecimento cultural no município de Porto Velho”, disse a adjunta da Semed, Gláucia Negreiros.

 

 

O Festival

 

O festival surgiu em 2012, da iniciativa de diversos professores. As duas primeiras edições (2013 e 2014) aconteceram em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e antecedia a Jornada Literária. Em sua terceira edição, o Flama apresentou como diferencial a inserção dos alunos das escolas municipais da capital, que foram contemplados com oficinas, contações de histórias e atividades artísticas. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3901-3300.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS