close
logorovivo2

FESTEJOS : Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

90% das escolas de Samba ainda não prestaram contas dos recursos recebidos.

ZÉKATRACA

8 de Junho de 2018 às 08:25

FESTEJOS : Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

FOTO: (Zékatraca)

Jardesson Araújo alerta: - 90% das escolas de Samba ainda não prestaram contas dos recursos recebidos.

 

*********



E o prazo de 90 dias já foi expirado segundo a Funcultural, já que as mesmas se apresentaram dia 28 de fevereiro.

 

*********


Estou comentando aqui com vocês, pois para os poderes eles irão dizer, que somos todos iguais, acaba respingando a falta de responsabilidade deles, em nós folcloristas.

 

*********


Atrapalha o fomento da cultura. E daí, fica a dica também a nós. Pegou dinheiro público, preste conta urgente, não espere ser notificado igual está acontecendo com algumas escolas de Samba...

 

**********


Isso é feio e joga no lixo todo o nosso trabalho....

 

*********

 

Outra dica da turma do folclore - Vamos todos, dia 14 de junho, para assembleia, pressionar que esse direito seja respeitado, pois já é lei, cabe a nós fazer valer, esse recurso vem para o fundo da cultura, onde todos terão direito. Dia 14 próximo, conto com todos as 15 horas na assembleia legislativa, cada grupo pode levar no mínimo 5 pessoas, se possível com suas camisetas, ou caracterizados.

 

*********

 

É como dizia aquele personagem: “A luta continua companheiro”.

 

*********

 

Neste final de semana, ou melhor, amanhã sexta feira dia 08, começa o ArraiaLeste. Depois de muitas pendengas entre a secretária da Semes e a diretoria do ArraiaLeste, fato que foi parara na Câmara dos Vereadores e no gabinete do prefeito.


 

*********

 

Maik, Raimisson e Cia conseguiram que o Arraial continuasse a ser montado no Campo Princesa Isabel que virou, Complexo Esportivo da Zona Leste, local aonde sempre aconteceu. O ArraiaLeste tem suas peculiaridades.


 

*********

 

Primeira – Os grupos de Quadrilhas Juninas se apresentam no estilo duelo, ou seja, um grupo desafia o outro e os dois se apresentam no mesmo dia e horário. Quem seleciona o vencedor é o público das arquibancadas. O negócio é na base do: É esse? É Esse? O que receber mais palmas continua e assim acontece por várias noites. É interessante!

 

********

 

Segunda: Durante o ArraiaLeste acontecem desfiles de moda e escolha de Miss geralmente coordenados pela famosa promoter Berta Zuleika.


 

********

 

Terceira – A grande atração do Arraial são as Bandas de Forró e não os grupos folclóricos. Assim, o ArraiaLeste ficou famoso e é um dos mais frequentados de Porto Velho. São dez dias de festa, com muita comida típica e brincadeiras da época junina.

 

********

 

O ArraiaLeste fica até o dia 17, com vasta programação cultural. Vamos nos agendar para prestigiar o ArraLeste.

 

*********

 

A pedido da Luciana Oliveira da Silva:

 

*********

 

“Baile reles, forrobodó, bate-coxas, rala-bucho, baile popular, bate-chinela”, era como o grande folclorista Câmara Cascudo descrevia o ritmo que se espalhou do Nordeste por todo o Brasil.

 

A trajetória do forró do “Cangaço ao Seringal” será contada com música e encenações no próximo dia 23, em Porto Velho. Os nordestinos que vieram para a Amazônia, geraram muitos dos chamados “filhos da borracha” no ciclo mais importante da Capital, o do seringalismo. A construção da identidade do rondoniense se fez com a força de trabalho e a cultura desse povo.

 

*********


O show de uma família de nordestinos, com Patrícia Morais no vocal, vai exaltar a influência do ritmo e da cultura de uma região tão distante no Norte do país.

 

**********

 

Serão 9 músicos no palco, com sanfona, triângulo e zabumba em meio a instrumentos modernos que foram sendo introduzidos na execução do forró.


**********


Vai ter poesia e grupo de dança de cangaceiros. Será na Associação dos Empregados da Ceron, a AEC, que fica na avenida Tiradentes, 3817.

 

*********


Começa às 21 horas e a mesa custa R$ 100. Reservas podem ser feitas pelo telefone 9.9202- 8256. Tô Dentro!

 

 

Festa do Sagrado Coração e Arraial da Catedral


 

O Sagrado Coração de Jesus é festejado na segunda sexta feira após Corpus Christi portanto, amanhã dia 08 de junho, a arquidiocese de Porto Velho vai comemorar a data, com a realização de vários atos litúrgicos que acontecerão na Catedral Sagrado Coração de Jesus à rua D. Pedro II, inclusive a procissão que será realizada as 19 horas, saindo do auditório D. João Batista Costa – anexo à Catedral.

 

 

Origem da celebração

 

A origem desta devoção deve a Santa Margarida Maria, uma religiosa de uma ordem religiosa conhecida como Ordem da Visitação de Santa Maria. A Santa Margarida Maria de Alacoque teve extraordinárias revelações por parte de Jesus Cristo, que a incumbiu pessoalmente de divulgar e propagar no mundo esta piedosa devoção. Foram três as aparições de Jesus: A primeira, deu-se a 27 de Dezembro de 1673, a segunda em 1674 e, a terceira, em 1675. Mais tarde, outra religiosa, a Beata Maria do Divino Coração, condessa de Droste zu Vischering, a partir de Portugal estendeu a esta devoção a todo o Mundo por meio de umacto de consagração solene pedido ao Papa Leão XIII.

 

Jesus deixou doze grandes promessas às pessoas que, aproveitando-se da Sua Divina Misericórdia, participassem das comunhões reparadoras das primeiras sextas-feiras. Disse Ele, numa dessas ocasiões a Santa Margarida Maria de Alacoque: "Prometo-te, pela Minha excessiva misericórdia e pelo amor todo-poderoso do meu Coração, conceder a todos os que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, a graça da penitência final; não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os sacramentos, e Meu Divino Coração lhes será seguro refúgio nessa última hora".

 

Não se sabe quem compôs a lista com as 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus, tiradas das revelações de Nosso Senhor a Santa Margarida Maria de Alacoque. Sabe-se só que são fidedignas – as promessas estão de fato contidas nas revelações – e que o trabalho anônimo foi de grande mérito e utilidade.

 

M. Kemper, um modesto comerciante de Dayton, cidadezinha norte-americana, iniciou, em 1882, um trabalho de ampla divulgação delas.

 

A partir deste primeiro impulso, tiveram propagação mundial. Normalmente são conhecidas como as 12 Promessas do Coração de Jesus, a mais importante das quais, é a 12ª, chamada a GRANDE PROMESSA.

 

 

Arraial

 

Logo após as celebrações litúrgicas começa o Arraial da Catedral, onde a comunidade que faz parte da paróquia, vai comercializar diversos pratos de comida típica regional e participar dos shows que contarão com as apresentações dos músicos cantores Silvinho Santos, Braco Moraes e Carlinho Batera.

 

De acordo com o arcebispo de Porto Velho D. Roque a arrecadação do Arraial, será investida no acabamento da reforma da Catedral. “Nossa intenção é inaugurar a reforma da nossa catedral até o final deste ano”, disse D. Roque.

 

O novenário deve se encerrar nesta sexta feira 08, quando a comunidade vai se reunir no auditório D. João Batista Costa a partir das 17 horas para participar das orações que são coordenadas pela Ministra Wagna Vieiria. “Além das celebrações em comemoração ao Sagrado Coração de Jesus, vamos promover todas as noites, arraial com sorteios de bingos, comercialização de comidas típicas e show musical.

 

PRAZO

Escolas de samba são alertadas para prestarem contas de recursos


 

A Prefeitura, através da Fundação Cultural do Município (Funcultural), está notificando as escolas de samba beneficiadas com recursos para o desfile do carnaval deste ano para prestarem contas da verba recebida. O prazo encerrou na segunda,4.

 

Das seis agremiações contempladas com verba municipal, somente a Asfaltão prestou contas até agora. A escola do grupo de acesso “Acadêmicos da Zona Leste” se manifestou pedindo prorrogação do prazo de entrega.

 

Conforme acordado, via Termo de Fomento assinado com cada uma das agremiações, a prestação de contas deveria ter sido entregue em 90 dias após a realização do evento, ocorrido em 28 de fevereiro.

 

De acordo com o presidente da Funcultural, Ocampo Fernandes, faz parte da proposta da Prefeitura dar transparência a aplicação dos recursos. “As demais escolas estão sendo notificadas para que apresentem a prestação de contas sob pena de sanções. Elas podem, ainda, pedir prorrogação do prazo”, declarou.

FESTEJOS : Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca
FESTEJOS : Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS