close
logorovivo2

Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

Sábado passado, quatro eventos culturais aconteceram. O Baile Brega da escola Asfaltão, Seresta para as Mães com Os Anjos da Madrugada, o Concurso “São João das Rainha” promovido pela quadrilha JUABP e o Encontro dos Bumbás promovido pela Liga Guarnecer.

ZÉKATRACA

15 de Maio de 2018 às 08:27

Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

FOTO: (Zékatraca)

Sábado passado conforme divulgamos, quatro eventos culturais aconteceram. O Baile Brega da escola Asfaltão, Seresta para as Mães com Os Anjos da Madrugada, o Concurso “São João das Rainha” promovido pela quadrilha JUABP e o Encontro dos Bumbás promovido pela Liga Guarnecer.

 

*******

 

O que mais concentrou público, foi o da Liga Guarnecer no Calçadão Manelão. Os bois bumbás, Corre Campo, Diamante Negro, Az de Ouro, Marronzinho, Vencedor, Manhoso e os grupos de dança ou Tribal Waitku Mayakan e Yaporanga com a participação do levantador de toadas do Manhoso Thiago Paiva, conseguiram colocar na praça, mais de MIL expectadores.

 

*******

 

A turma provou que a brincadeira de Boi Bumbá está voltando a preferência do público de Porto Velho. Não teve uma pessoa ligada aos grupos de bois e a própria Liga, que não se dissesse admirada, com o público que foi prestigiar o 1º Encontro dos Bumbás de Porto Velho.

 

*******

 

Para que os amigos concordem que a brincadeira de boi está em alta em nossa cidade, basta lembrar que na sexta feira dia 11, Beto Cezar colocou no mesmo local, o show com o cantor carioca sambista de renome Alex Ribeiro.

 

*******

 

Sabe quantas pessoas marcaram presença, inclusive contando com a equipe da produção: 53 pessoas, eu contei. Na realidade quem não foi, perdeu um grande espetáculo de samba, que começou com o Waldison Pinheiro, continuou com Barney com o acompanhamento magnífico do Grupo Doce Melodia.

 

*******

 

Quem estava admiradíssimo com a presença do público na festa da Guarnecer era a equipe da Funcultural de Porto Velho integrada pelo presidente Ocampo, Eudes, Cleverson Santana e outros. “Assim vale a pena apoiar”, elogiava Ocampo.

 

*******

 

Antes do Klinger Araújo, quem comandou e colocou a galera pra bincar de boi bumbá foi o levantador de toadas do boi Manhoso Thiago Paiva. O garoto canta demais.

 

*******

 

A festa São João das Rainhas que aconteceu na sede do Sindsef, também concentrou muita gente. Ali estava acontecendo um concurso, com premiação em dinheiro e muitos grupos de quadrilhas estavam participando e levaram suas torcidas. Estive na sede do Sindsef e constatei que a maioria dos espectadores era brincante dos grupos que estavam participando do concurso, ou melhor, “Torcida Organizada”, enquanto que na festa dos bumbás, a maioria das pessoas, eram apenas admiradoras da brincadeira. Essa é a diferença.

 

*******

 

E mais Beto Cezar, a mesa para o povo curtir o show dos bumbás, custava R$ 40, e tava repleto de mesa com as quatro cadeiras ocupadas. Também comentavam, com o apoio da prefeitura...

 

*******

 

Não interessa, a Funcultural está aí é pra apoiar eventos como o promovido pela Guarnecer. É uma questão de saber conversar!

 

*******

 

Com certeza a Guarnecer abriu um bocado de portas com o sucesso do 1º Encontro dos Bumbás de Porto Velho. Parabéns a Simone, Fátima e toda diretoria da Liga. Agora é trabalhar pelas apresentações dos bois no Arraial Flor do Maracujá.

 

*******

 

Vamos ficar torcendo, para que o próximo evento promovido pelo Beto Cézar marcado para o dia 1º de junho, com a presença de uma cantora de samba do Rio de Janeiro e do jogador Adílio (ex Flamengo), seja coroado de sucesso. Esse evento vai acontecer também no Mercado Cultural com entrada franca.

 

********

 

Segundo o fotografo Rosinaldo Machado a Seresta para as Mães promovida pelo grupo Anjos da Madrugada lotou o Mandakaru.

 

********

 

Pelas fotos postadas nas redes sociais, posso dizer que o Baile Brega do Asfaltão também foi sucesso.

 

********

 

Para encerrar: Nem mesmo a festa de laçamento da novela global “Segundo Sol” que aconteceu sábado dia 12, na Talismã 21 com entrada franca e um bocado de atração musical, superou o sucesso de público, do 1º Encontro dos Bumbás de Porto Velho.

 

 

Guarnecer mostra força dos bumbás em encontro


 

O segmento da cultura popular Brincadeira de Boi Bumbá, mostrou sua força e preferência, ao reunir mais de mil pessoas na noite do último sábado 12, no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural em Porto Velho.

 

Coordenado pela Liga Guarnecer que tem como presidente a professora Simone Guedes, o encontro colocou no espaço de apresentação da praça Getúlio Vargas, itens de todos os grupos de Bois Bumbás existentes na capital de Rondônia. “Cada grupo colocou no mínimo um item a disposição da produção e o resultado foi essa maravilha de espetáculo”, disse Simone. “Desde a inauguração que o Calçadão Manelão não concentrava tanta gente como está acontecendo neste evento”, disse o presidente da Funcultural Ocampo Fernandes.

 

A festa começou com o Amo do Boi Corre Campo Sílvio Santos lembrando toadas que eram cantadas antigamente pelos Amos dos bumbás que existiam em Porto Velho. “Essa brincadeira foi apresentada pela primeira vez em terras do hoje estado de Rondônia, no ano de 1920, com a apresentação do Boi Sete Estrela na Vila de Santo Antônio” contou Sílvio.

 

 

O fotografo Rosinaldo Machado registrou as apresentações que culminaram com o show do levantador de toadas de Parintins Klinger Araújo.

Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca
Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca
Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca
Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca
Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca
Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS