close
logorovivo2

Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

Hoje uma das melhores programações é o “Encontro dos Bumbás” que vai reunir itens de todos os bois de Porto Velho num espetáculo de cores e dança

ZÉKATRACA

12 de Maio de 2018 às 08:25

Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

FOTO: (Zékatraca)

Na manhã de ontem sexta feira 11, a empresa Projetos Assessoria e Sistema Ltda. Apresentou no auditório do 9º andar do Palácio Rio Madeira em Porto Velho, o esboço do Projeto Arquitetônico da Infraestrutura Turística – Construção do Centro de Convenções no Parque dos Tanques.

 

*******

 

Trocado em miudos, trata-se da construção da estrutura da “Cidade da Cultura”, local que vai abrigar o Arraial Flor do Maracujá, desfile das escolas de samba e blocos carnavalescos e eventos de grande porte.

 

*******

 

A Sejucel teve a preocupação, junto com a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental – SEDAM de convocar representantes das entidades que representam as escolas de sambas e grupo folclóricos, Fesec e Federon além de técnicos do DER e outros órgãos, para opinarem sobre o Projeto elaborado pela Projetos Assessoria e Sistema de Ji Paraná.

 

*******

 

A idéia é adequar o máximo possível esse projeto, às necessidades dos grupos que se apresentarão nos espaços, hora colocados para apreciação, disse o superintendente da Sejucel Rodnei Paes enquanto o secretario da Sedam Osvaldo Pitaluga além de concordar com a Sejucel, disse da preocupação do governador Daniel Pereira em colocar em prática a construção do nosso Centro de Convenções.

 

*******

 

Apesar de o Projeto Arquitetônico apresentado ser muito bonito, os representantes das entidades que farão uso do ambiente, fizeram algumas ponderações que deverão ser observadas pela empresa responsável pela construção.

 

*******

 

Na oportunidade, o assessor da superintendência da Sejucel Fabiano Barros, aproveitou e apresentou também, o esboço de um outro projeto, que contempla a preservação dos barracões que existem no Parque. “É preciso que preservemos a história do local e para isso, esses barracões devem ser revitalizados para lembrar como era antes”, disse Fabiano.

 

*******

 

No final, ficou mais ou menos acertado, que a empresa de Ji Paraná vai trabalhar na adequação dos dois Projetos para transformá-los em um, que contemple as necessidades de todos.

 

********

 

A verba (14,5 Milhões) para a execução da obra, é oriunda do Ministério do Turismo e já está empenhada em nome da SETUR de Rondônia. “Não podemos é deixar que esse dinheiro volte pra Brasília”, disse Pitaluga.

 

********

 

Mudando de assunto: Hoje uma das melhores programações é o “Encontro dos Bumbás” que vai reunir itens de todos os bois de Porto Velho num espetáculo de cores e dança no Calçadão Manelão do Mercado Cultural. O espetáculo está marcado para começar as 19 horas.

 

********

 

Nessa festa itens como Cunhã Poranga. Rainha do Folclore, Porta Estandarte, Rainha da Batucada/Maruja, Pajé e a Banda com o intérprete Thiago Paiva serão apresentados.

 

*******

 

Porém, a grande atração será o show do levantador de toadas de Parintins Klinger Araújo que vai apresentar as melhores toadas dos bois Caprichoso e Garantido. É a Guarnecer mostrando que veio pra ficar e valorizar a brincadeira de Boi Bumbá em Porto Velho.

 

********

 

Quer apreciar dança de mulher bonita, vai ao “Encontro dos Bumbás”, hoje a noite no Mercado Cultural.

 

********

 

Depois da festa da Guarnecer tem a festa da Junina JUABP que vai acontecer no clube do SINDSEF com a realização do Concurso “Noite das Rainhas”. Rainha Junina, Rainha Mirim e Rainha da Diversidade.

 

*******

 

Para amanhecer tem o Baile Brega do Asfaltão no clube Kabanas e o show com os Anjos da Madrugada em homenagens ao dia das mães no Mandakaru.


 

*******

 

Será uma noite com várias ótimas opções a noite deste sábado dia 12 de maio.


 

********

 

Amanhã é o dia das Mães e nossa entrevistada, é Dona Inês a tacacazeira mais antiga de Porto Velho, uma história muito interessante sobre os Arigós que vieram do nordeste para a amazônia nos anos de 1940/50.

 

 

Boi bumbá, quadrilha, baile brega e seresta


 

A programação cultural e de lazer deste sábado dia 12, oferece várias opções. Logo no início da noite, ou seja, a partir das 19 horas, a Liga dos Bois Bumbás de Porto Velho – Guarnecer, vai apresentar no Calçadão Manelão do Mercado Cultural o show “Encontro dos Bumbás”, com a participação de itens como Rainha do Folclore, Porta Estandarte, Rainha da Batucada/Marujada e Sinhazinha além de Amo. A atração especial será o show do levantador de toadas de Parintins Klinger Araújo. A festa da Guarnecer conta com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da Funcultural e o convite Mesa para 4 pessoas custa apenas R$ 40.


 

Rainha Junina


 

Outro evento marcado para começar no início da noite, é o “São João das Rainhas” uma promoção do grupo de quadrilha junina JUABP que vai acontecer na sede do SINDSEF a partir das 20 horas, com a escolha da Rainha Junina, Rainha Mirim e Rainha da Diversidade. A grande atração será o show da Rainha Wênia Sonály da quadrilha “Moleka 100 Vergonha” de Campina Grande (PB). Animação da “Gata Forrozeira”.


 

Baile Brega


 

A escola de samba Asfaltão realiza na noite deste sábado 12, sua tradicional festa “Baile Brega”, desta feita no clube Kabanas. Nesse baile você deve comparecer vestido a caráter, ou seja, o mais brega possível. Um juri escolherá a roupa mais incrementada do baile, assim como o casal. A festa começa as 23 horas e vai até o sol raiar.


 

Seresta para as Mamães

 

Na casa Mandakaru da rua Guanabara, o grupo de seresta “Anjos da Madruga” realiza um baile todo especial, dedicado ao dia das mães. O repertório será voltado para a Rainha do Lar. Os Anjos da Madrugada é considerado o melhor grupo de seresta da Amazônia. A festa começa as 22 horas.

 

Esta é a programação da noite deste sábado: Encontro dos Bumbás no Mercado Cultural a partir das 19 horas; 6º São João das Rainhas no clube Sindsef da rua Rio de Janeiro; Baile Brega da escola de samba Asfaltão e Seresta para as Mamães no Mandakaru com Os Anjos da Madrugada.

 

 

Bailarinos do Sesi aprovados na seletiva do ballet Bolshoi

 

A seletiva aconteceu no último sábado, 5, na escola Sesi-Senai-IEL Lagoa, em Porto Velho. Os alunos Caio Julyano Monteiro de Araújo e Clara de Castro Barbosa passaram com louvor para a próxima fase. Ambos são bailarinos dedicados da escola de ballet do Sesi e atuaram conduzidos pelas professoras Rita Nascimento e Tácia Barreto.

 

No total foram aprovados 13 meninas e um menino, com idade entre 9 e 11 anos. Caio e Clara seguem para a segunda etapa, que acontece de 19 a 21 de outubro, em Joinville (SC), quando concorrerão com candidatos de outros estados. Os aprovados na fase nacional receberão bolsa para estudar na escola Bolshoi. O curso de ballet tem duração de oito anos.

 

Segundo a gerente da escola Sesi-Lagoa, Fabiana Amaral, os dois pequenos bailarinos demonstraram todo seu talento e se saíram muito bem na seletiva do conceituado ballet Bolshoi de Joinville. “Dezenas de bailarinos de todas as escolas de ballet de Rondônia se inscreveram para esta seletiva”, disse.

 

Fabiana comemora a classificação dos alunos do Sesi Lagoa aprovados na seletiva no último sábado na capital. “Eles são motivo de orgulho para nossa escola, pais e para o estado, que vai contar com representantes na próxima fase”, exultou.

 

Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca
Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS