close
logorovivo2

Híbrido de lagarta imune a defensivos é nova ameaça às lavouras

Maior problema para cientistas é que híbrido pode ter diversas cargas genéticas diferentes na mesma população e na mesma área.

CENÁRIOMT

12 de Abril de 2018 às 16:30

Híbrido de lagarta imune a defensivos é nova ameaça às lavouras

FOTO: (CenárioMT)

Segundo estudo desenvolvido na Austrália está confirmada a aparição na natureza de um híbrido de lagartas que, separadas, já são responsáveis por prejuízos nas lavouras de quase todo o mundo.

 

Do cruzamento da Helicoverpa zea (a lagarta da espiga do milho) e da Helicoverpa armigera, muito conhecida dos agricultores brasileiros, nasceu o híbrido que já está dando o que falar dentro da comunidade científica, pois ele nasce imune à larga maioria dos defensivos existentes no mercado e já indica ter potencial de afetar a maioria das áreas de cultivo do continente americano.

 

A Agência Australiana de Investigação Científica, lançou comunicado informando que “a combinação de ambos é um preocupante híbrido sem barreiras geográficas, capaz de ser altamente resistente a inseticidas e possuir uma maior gama de plantas hospedeiras”.

 

O fator crítico é que o híbrido não tem um só traço genético, mas múltiplas versões do mesmo híbrido, inclusive na mesma população e na mesma área afetada.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS